Sinal de TV Analógica já tem data prevista para ser desligado na região.

Região de São José do Rio Preto teve data fixada para o desligamento.

Por Kayki Martins
Sinal de TV Analógica já tem data prevista para ser desligado na região.Foi publicado na última terça-feira, 23, no Diário Oficial da União, o cronograma do Ministério das Comunicações para o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil.
Em abril do ano passado, o Ministro de Estado das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, já havia anunciado que o sinal seria desligado até o ano de 2018, e agora, com a publicação do cronograma, já se sabe que ele se inicia no dia 29 de novembro de 2015, na cidade de Rio Verde, Goiás, se estendendo então para as demais cidades e regiões do país.
Em 2016, as capitais, primeiras a receberem o sinal digital, também serão as primeiras a terem o sinal analógico desligado, sendo Brasília, no dia 3 de abril; São Paulo, em 15 de maio; Belo Horizonte, 26 de junho; Goiânia, 28 de agosto; e Rio de Janeiro, 27 de novembro.
No ano de 2017, além das outras capitais, algumas regiões do interior do país também passaram a terem o sinal desligado, como será o caso de toda a região de São José do Rio Preto, que tem data prevista para desligamento no dia 26 de novembro.
A última data prevista no cronograma é dia 25 de novembro de 2018, quando então o sinal analógico deixará de existir em todo território nacional.
O motivo do desligamento, além da implantação final do sistema de sinal digital, será a liberação da faixa de 700 MHz para internet móvel de quarta geração (4G), que também já teve o edital publicado e tem o leilão previsto para agosto.
A previsão inicial do desligamento era para o fim de 2015, mas, de acordo com o ministro Paulo Bernardo, o adiamento se fez necessário para que as famílias brasileiras se adaptem a nova realidade, e adquiram a televisão digital ou conversor digital.
A publicação do cronograma também gerou algumas dúvidas entre as empresas de radiodifusão, porém, a expectativa é que o Ministério das Comunicações as esclareça antes do decorrer de todo o processo.

Bookmark and Share

Clique e ouça

Tire suas dúvidas aqui.

Está com problemas para nos ouvir ? Clique aqui.

"