Cesp anuncia que vai reduzir vazão da Usina de Jupiá.

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp), geradora de energia do governo paulista, decidiu reduzir a vazão dos reservatórios das hidrelétricas “Engenheiro Sousa Dias”, em Jupiá, no município de Três Lagoas e de Porto Primavera, no rio Paraná. A medida visa colaborar para a recuperação do nível mínimo operacional do reservatório da hidrelétrica de Ilha Solteira. Na semana passada, a Justiça Federal de Jales (SP) determinou que a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira pare de gerar energia. A decisão do magistrado foi tomada depois que associações de piscicultores entraram com uma ação na justiça contra a Cesp, responsável pela hidrelétrica, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
A medida, de acordo com a decisão liminar do magistrado, visa aumentar o nível do rio Paraná na região de Santa Fé do Sul (SP), onde existem várias criações de peixes.  Os criadores de peixes alegaram que, por causa da seca, a quantidade de água diminuiu muito, o que coloca em risco a atividade de piscicultura. Além disso, reclamam de prejuízos econômicos, ambientais, agrícolas provocados pelo baixo nível das represas na região de Santa Fé do Sul.
Em nota enviada ao Jornal do Povo na tarde de ontem, a Cesp informou que a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira continua operando de acordo com a programação estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Atualmente, segundo a companhia, a usina tem produzido cerca de 700 MW médios durante a madrugada, crescendo para cerca de 1.100 MW médios a partir das 10 horas da manhã, e produzindo entre 1.600 a 1.900 MW médios das 18 h às 23 horas. 
De acordo com a assessoria, a Cesp está elaborando um Plano de Ação objetivando testes, para definir redução das vazões de fluentes dos reservatórios de Jupiá, em Três Lagoas, hoje flexibilizada de 4.000 m3/s para 3.700 m³/s, podendo chegar em até 2.500 m³/s, e de Porto Primavera, hoje flexibilizada de 5.500/4.600 m3/s para 3.700 m³/s, podendo chegar em até 3.000 m³/s.
A Companhia Energética de São Paulo ressaltou que essa redução das vazões está autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). De acordo com a Cesp, essas possíveis reduções irão colaborar para a recuperação dos níveis mínimos operacionais e de operação da Hidrovia, dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos. Os testes serão implementados gradativamente e deverão demorar cerca de 30 dias para ter-se uma definição real das possíveis vazões a serem implementadas.
Segundo a Cesp, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a maior da companhia e a terceira maior usina hidrelétrica do país. Ela se localiza no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).

Fonte: Jornal do Povo.

Bookmark and Share

Clique e ouça

Tire suas dúvidas aqui.

Está com problemas para nos ouvir ? Clique aqui.