Facebook Twitter https://lh5.googleusercontent.com/-VwXSFyQ3mNE/Ut_SHhkbVaI/AAAAAAAAQ-Q/em82cN0xZsw/s57/Google-Plus-Badge1.png Instagram Youtube Email Yesbananas News (Facebook)

Clique e ouça

Facebook Twitter Google+ Instagran YouTube Email Yesbananas
News
Ouça a Yesbananas

O Projeto

Em uma ação inovadora na região e no Estado de São Paulo, Santa Fé implantou o Sonho de Natal, Projeto de Educação Ambiental dirigido pelo Fundo Social de Solidariedade, com a coordenação de Josy Buosi. O Projeto consiste em educar e trabalhar a consciência ecológica junto às escolas e comunidade.

Lançado em 2006, o projeto Sonho de Natal encantou os santa-fé-sulenses e atraiu nos últimos cinco anos cerca de 500 mil turistas de muitas cidades e outros estados. O projeto consiste na arrecadação de garrafas PET, feita por 17 escolas municipais, uma estadual, três particulares, e APAE. As garrafas são entregues lavadas, facilitando o processo de confecção. Com o envolvimento de 20 funcionários as garrafas arrecadadas passam por um processo de corte, moldura e pintura. Nos seis anos de Projeto, foram arrecadas mais de 2 milhões de garrafas, que foram transformadas em peças decorativas típicas do Natal.

Santa Fé está colorida e iluminada com o Sonho de Natal;

A Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) ficou mais colorida e iluminada na noite de sexta-feira (21), com o lançamento do Sonho de Natal. Este ano o projeto atingiu a marca de mais de 2,6 milhões de garrafas pet transformadas em milhares de peças natalinas que enfeitam praças, ruas e avenidas, dando beleza e cor a cidade.

O prefeito de Santa Fé do Sul agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a realização do projeto. “A cada ano acompanhamos o crescimento do projeto Sonho de Natal, que hoje é referência em decoração natalina. Quero agradecer a cada um que colaborou para que o Sonho de Natal chegasse no patamar que chegou hoje. Tenho certeza que cada um aqui irá zelar por ele, como tem acontecido todos os anos, porque este projeto é de cada santa-fé-sulense, é feito com a participação da comunidade”, disse.

Após a queima de fogos e as luzes serem acesas, o Papai Noel foi recebido e ganhou a chave da cidade. O bom velho seguiu para sua casa, onde recebeu centenas de crianças. 

Este ano a grande novidade é uma árvore de natal gigantesca com 13 metros que pode ser visitada em seu interior, onde papais nóeis formam uma banda com violão e bateria, encantando cada visitante. Com mais de 2,5 milhões de lâmpadas a cidade se iluminou de graça e cor, trazendo todo encantamento do natal.

Eduardo Dias, morador da capital paulista já vem pelo terceiro ano consecutivo aqui. “Todos os anos trago amigos pra conhecer a decoração, todos saem da cidade encantados com essa belíssima cidade”, disse.

O encerramento do evento foi feito com a apresentação do grupo Demônios da Garoa. Participaram do evento o Coral Canto do Sol – Unati, autoridades, vereadores, prefeitos da região, o secretário adjunto da Secretaria da Casa Civil do Estado Moacir Rossetti, os deputados federais Rodrigo Garcia e Edinho Araujo, e o deputado federal eleito Fausto Pinato.

Fonte: Assessoria de comunicação.

2013

Sonho de Natal Santa Fé do Sul.A Estância Turística de Santa Fé do sul ficará mais iluminada à partir de sábado (23), quando acontecerá o lançamento do projeto de decoração natalina Sonho de Natal. O evento acontecerá na praça Salles Filho à partir das 20h.

Esse é o eventos mais esperado pela população. De acordo com os organizadores o Sonho de Natal é feito com a participação de toda a população, que arrecada as garrafas pet usadas na fabricação das peças. Cada cidadão se sente um pouco responsável pela decoração e por isso tem tanto orgulho do projeto. Quero convidar a todos, inclusive aos outros municípios, para que venham participar dessa grande festa.

As mais de 150 mil garrafas arrecadadas foram transformadas em peças com cores dourado, vermelho, verde, branco e prata. “Este ano optamos por usar as cores tradicionais. Ficamos muito felizes com a quantidade de garrafas que recebemos e o do trabalho, que é feito com muito carinho, ficou muito bom. Esperamos que o resultado agrade”.

Além das luzes que serão acesas, a programação conta também com a chegada do papai Noel e para encerrar show com Coral Memphys, com a participação do regente, compositor, arranjador e diretor, musical Evandro Oliva e Coral Uniencanto de São José do Rio Preto.  O Sonho de Natal ficará nas ruas até o dia 12 de janeiro.

Cidades da região se enfeitam para o Natal.

Bruno Ferro

Se Rio Preto está às escuras no período de Natal, outras cidades da região são responsáveis pelo brilho natalino. Com enfeites simples ou extravagantes, garantem a beleza em decorações espalhadas por praças e locais públicos. Tudo com muita criatividade. Em alguns casos, provando que é possível encantar sem gastar tanto dinheiro.

Santa Fé do Sul é a que mais chama atenção. Catanduva e Votuporanga também investiram no clima natalino. Mas cidades de porte menor, como Cedral, Potirendaba e Uchoa se destacaram pelo tipo de material usado, que gerou grande economia.

Santa Fé

Dois milhões e meio de garrafas pets transformadas em peças natalinas vão atrair cerca de cem mil turistas. Esta, pelo menos, é a expectativa da Prefeitura de Santa Fé do Sul. A cidade realiza, pelo 8º ano consecutivo, o Sonho de Natal, projeto sustentável de decoração.

A arrecadação de garrafas pets fica a cargo dos alunos das escolas municipais. Neste ano, 200 mil foram recolhidas e somadas às já disponíveis. Como forma de incentivo, a cada dez garrafas arrecadadas, o aluno recebe um cupom para concorrer a um computador e bicicletas.

“Nosso Natal começa em março e 16 funcionários trabalham para que em outubro tudo vá para as ruas,” disse o secretário de Turismo e Cultura. “Vale a pena vir até a cidade e conhecer. Muita gente está comparando com a decoração de Gramado.”

Santa Fé está mais iluminada desde o dia 23 de outubro, quando os primeiros enfeites começaram a ser colocados. Mas o lançamento oficial ocorreu um mês depois, em 23 de novembro.

Em uma ação inovadora na região e no Estado de São Paulo, Santa Fé implantou o Sonho de Natal, Projeto de Educação Ambiental dirigido pelo Fundo Social de Solidariedade, com a coordenação de Josy Buosi. O Projeto consiste em educar e trabalhar a consciência ecológica junto às escolas e comunidade.

Lançado em 2006, o projeto Sonho de Natal encantou os santa-fé-sulenses e atraiu nos últimos cinco anos cerca de 500 mil turistas de muitas cidades e outros estados. O projeto consiste na arrecadação de garrafas PET, feita por 17 escolas municipais, uma estadual, três particulares, e APAE. As garrafas são entregues lavadas, facilitando o processo de confecção. Com o envolvimento de 20 funcionários as garrafas arrecadadas passam por um processo de corte, moldura e pintura. Nos seis anos de Projeto, foram arrecadas mais de 2 milhões de garrafas, que foram transformadas em peças decorativas típicas do Natal.

O trabalho resultou na criação de:

30 mil flores,

5.000 bolas pequenas,

600 bolas grandes,

117 velas,

13 anjos,

2 árvores de natal – sendo uma de 12 metros, outra de 15 metros,

17 bonecos de neve,

60 guirlandas,

90 luminárias decoradas,

230 postes decorados.

335  árvores de natal pequena.

Além disso, a decoração também é composta por trenó, renas, Papais Noéis, ursos, cavalos, bengala, casa do Papai Noel e 10 mil metros de iluminação.

2011

Lançamento Sonho de Natal
Hora: 20:00hs - Local: Praça Salles Filho
Acender das luzes, chegada do Papai Noel e queima de fogos. Show com o cantor Renato Teixeira.

24/11/2011 - Projeto Sonho de Natal será lançado no dia 25
Mais de 2 milhões de garrafas transformadas em decoração.

A Estância Turística de Santa Fé do Sul a partir da próxima sexta-feira (25) ficará mais bonita e iluminada. As luzes serão acesas a partir das 20 h, quando será lançado o Sonho de Natal 2011. Após acesas as luzes, haverá queima de fogos, chegada do Papai Noel e show com o cantor Renato Teixera.

Este ano foram utilizadas 300 mil garrafas pet, que somadas as das edições anteriores, totalizam mais de 2 milhões de garrafas transformadas em decoração. O projeto consiste na arrecadação de garrafas feitas por 17 escolas municipais, uma estadual, três particulares, e APAE. O trabalho resultou na criação de: 30 mil flores, 5.000 bolas pequenas, 600 bolas grandes, 117 velas,
13 anjos, 2 árvores de natal – sendo uma de 12 metros, outra de 15 metros, 17 bonecos de neve, 60 guirlandas, 90 luminárias decoradas,  230 postes decorados, 335  árvores de natal pequena. Além disso, a decoração também é composta por trenó, renas, Papais Noéis, ursos, cavalos, bengala, casa do Papai Noel e 10 mil metros de iluminação.

O prefeito Toninho Favaleça falou que a decoração natalina de Santa Fé já se tornou referência para municípios de todo o país. “Santa Fé do Sul tem hoje a decoração natalina mais bonita e diferenciada de todo o Estado de São Paulo. Produzir peças de decoração com garrafa pet com a qualidade e o alto nível que fazemos certamente é um diferencial. A beleza das peças, somado a questão ambiental, é o sucesso do projeto”, disse o prefeito.

Este ano o projeto foi inovado com praças temáticas, a Praça da Matriz será futurista e a Praça Salles Filho Infantil, com muitas cores e uma Casa de Papai Noel novinha. De acordo com a Associação Comercial, grande parceira do projeto, a Casa encantará crianças e adultos, com neve artificial e fumaça saindo pela chaminé.

Anualmente o projeto atrai milhares de turistas. O secretário de Turismo e Cultura, Beto Alcalá, estima que este ano a cidade receba milhares visitantes até o final da temporada de férias, para participar dos eventos e apreciar a decoração. “A vinda dessas pessoas fomenta o comércio e faz com que Santa Fé seja cada vez mais conhecida em todo o país”, disse Beto.

A coordenadora do Projeto Josy Buosi disse que esse trabalho é uma soma de forças da população, Governo Municipal, funcionários do Projeto Sonho de Natal, e toda equipe de iluminação coordenada pelo eletricista Zezinho. “Nos últimos meses trabalhamos incansavelmente na preparação da cidade. Agradeço ao prefeito Toninho Favaleça pelo apoio e confiança; agradeço o Zezinho e toda sua equipe, que foram essenciais nesse trabalho e agradeço minha equipe, que não se importou com as horas trabalhadas sob o sol, sempre com um sorriso e amor em cada peça colocada na cidade”, disse Josy.

Além da decoração natalina, o Governo preparou uma programação especial de fim de ano. Canto e coral, coreografias e danças, violeiros, bandas, exposições e festivais são algumas das atividades da programação desse período, que complementarão o Projeto Sonho de Natal e as festividades natalinas.

2010

26/11/2010 - Santa Fé se enfeita de luzes e cores com lançamento do Sonho de Natal.Magia do natal começou na Estância.

Magia do natal começou na Estância Turística de Santa Fé do Sul. Na noite de sábado (20), foi lançado o projeto de decoração natalina Sonho de Natal, que enfeita e ilumina a cidade com mais de 35 mil peças produzidas com 1,8 milhão de garrafas Pet. O evento reuniu na Praça Salles Filho mais de seis mil pessoas da cidade e da região.
 
O prefeito Toninho Favaleça, na pessoa da coordenadora do projeto Josiany Buosi Guimarães, e do eletricista responsável, Zezinho, agradeceu a todos os envolvidos com o Sonho de Natal. “Vocês fizeram um grande projeto. Ao longo dos anos se aperfeiçoaram e, com certeza, esse ano vocês chegaram ao ápice do projeto. Esse ano temos 8,5 mil metros de ruas enfeitadas e muito pouca depredação, e isso se deve a nossa população. Esse projeto é da população, está no coração de cada santa-fé-sulense”. A primeira dama, Claudete Favaleça, homenageou com um vaso de flores toda a equipe do projeto na pessoa da coordenadora.

Este ano o projeto traz algumas novidades. Para as ruas do comércio as peças escolhidas foram as guirlandas nos postes. Na praça Salles Filho os postes de iluminação ganharam floreiras, bonecos de neve um espaço com Papai Noel para fotos e ao longo da avenida Navarro de Andrade foram colocadas 228 árvores de natal estilizadas.

A decoração natalina atrai turistas e fomenta o comércio local. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Onório Norio Kobayashi, o Sonho de Natal é o resultado de um trabalho conjunto entre empresários, sociedade civil e poder público que vem sendo construído a muito tempo. “É um grande orgulho para nós, empresários de Santa Fé do Sul, fazer parte desse sonho. Nosso comércio assume a responsabilidade de, abrindo essa grande festa do Sonho de Natal, que Santa Fé seja uma realidade do turismo, gerando emprego e renda”.

Após a abertura do evento – feita pelo coral da Unati – e os discursos, Favaleça apertou o interruptor e as luzes foram acessas, enquanto acontecia a grande queima de fogos. Em seguida, o prefeito recebeu o Papai Noel e entregou-lhe a chave da cidade. Diariamente o bom velhinho atenderá as crianças na sua casa, localizada na praça Salles Filho.

As luzes da decoração natalina estarão acesas diariamente até o dia 16 de janeiro de 2011. Os horários são: segunda, terça, quarta-feira e domingo das 19h30 às 0h30; quinta-feira das 19h30 à 1h30; sexta-feira e sábado das 19h30 às 2h.

26/11/2010 - Santa Fé se prepara para lançamento do Sonho de Natal 2010.

As ruas e praças da Estância Turística de Santa Fé do Sul já estão sendo enfeitadas com a decoração natalina do projeto Sonho de Natal. O lançamento do projeto, que só neste ano arrecadou 300 mil garrafas pet, acontecerá no sábado (20). Somados aos anos anteriores, o projeto chega a marca de 1,8 milhão de garrafas arrecadadas e transformadas em peças natalinas.

A coordenadora do projeto, Josiany Buosi Guimarães, adiantou algumas das novidades para este ano. “A avenida Navarro de Andrade será enfeitada com 228 árvores de natal estilizadas, as roupas das renas na praça Salles Filho, assim como a pintura e alguns enfeites serão novos, guirlandas decorativas enfeitarão as ruas do comércio, entre outras que poderão ser vistas na partir do dia 20”.

As novas peças farão a composição da decoração junto as já conhecidas flores, bolas coloridas grandes e pequenas, guirlandas, velas, anjos, bonecos de neve, bengalas, luminárias e postes. A arrecadação das garrafas foi feita durante todo o ano por alunos de 16 escolas municipais, uma estadual, três particulares e a Funec.

20/11/2009 - Sonho de Natal ilumina Santa Fé.

Na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), a magia do Natal já pode ser sentida pela população. Há cada dia a cidade se transforma para a chegada da festa natalina. No dia 21 de novembro, oficialmente, a cidade será um palco de luzes, cores, brilho, decoração e beleza. Esta transformação é resultado de um trabalho inovador, feito com 1,5 milhão de garrafas PET, conhecido como Sonho de Natal. Este ano, o projeto traz o tema Viva esta Magia. No sábado (21), às 20 h, na Praça Salles Filho, o prefeito Toninho Favaleça inaugura a decoração natalina, a iluminação e a chegada do Papai Noel. A noite será abrilhantada com apresentação do Coral Canto Nostro da Sociedade Amici d’Itália, e o Coral da Unati.

Em uma ação inovadora na região e no Estado de São Paulo, Santa Fé implantou o Sonho de Natal, Projeto de Educação Ambiental dirigido pelo Fundo Social de Solidariedade que, por meio da criatividade e bom gosto, educou e trabalhou a consciência ecológica junto às escolas e comunidade, além de dar um clima de Natal ainda mais festivo.

Lançado em 2006, o projeto Sonho de Natal encantou os santafessulenses e atraiu nos últimos três anos cerca de 500 mil turistas de muitas cidades e outros estados. O trabalho resultou na criação de 25 mil flores, 5.000 bolas pequenas, 600 bolas grandes, 117 velas, 13 anjos, duas árvores de natal – sendo uma de 9 metros, outra de 15 metros, 17 bonecos de neve, 90 bengalas, 36 guirlandas, 54 luminárias decoradas, 127 postes decorados. Além disso, a decoração também é composta por trenó, renas, Papai Noel, entre outros.

Além da decoração natalina, a cidade preparou uma programação especial de fim de ano. De 21 de novembro a 31 de dezembro, Santa Fé será palco de diversas apresentações culturais. A programação acontecerá todos os dias, exceto aos domingos, na Praça Salles Filho, a partir das 20h. Canto e coral, coreografias e danças, violeiros, bandas e festivais são algumas das atividades da programação desse período, que complementarão o Projeto Sonho de Natal e as festividades natalinas.

O Projeto Sonho de Natal

O projeto consistiu na arrecadação de garrafas PET, feita por 16 escolas municipais, uma estadual, três particulares e a Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec). Nos quatro anos de Projeto, foram arrecadas 1,5 milhão de garrafas, que foram transformadas em peças decorativas típicas do Natal. Com o envolvimento de funcionários e voluntários, as garrafas arrecadadas passaram por um processo de limpeza, corte, moldura e pintura.

Segundo a coordenadora do Projeto, Josiany Buosi Guimarães, a decoração deste ano teve um aumento de 30 % em relação ao ano passado; e uma arrecadação junto às escolas de 300 mil garrafas PET.

Meio Ambiente

O Brasil atualmente é responsável pela produção de nove bilhões de unidades de garrafas PETs anualmente. Dessas, 53% não são reaproveitadas. Cerca de 4,7 bilhões de unidades de garrafas plásticas são jogadas em rios, terrenos, lixões e outros, causando a contaminação da natureza. Depois de lançada no meio ambiente, a garrafa PET demora cerca de 450 anos para se decompor.

Turismo e comércio

Com o Projeto Sonho de Natal, a cidade ganhou ainda mais força no turismo. Além da decoração estimular o espírito natalino, o número de turistas aumenta e, conseqüentemente, o comércio é fomentado O Governo da Estância Turística de Santa Fé do Sul tem incentivado o fortalecimento e a consolidação do comércio local.

Segundo o secretário de Turismo, Beto Alcalá, a expectativa do movimento de turistas é grande. “Este ano, a nossa expectativa é que o número de turistas aumente. Santa Fé está preparada para receber e encantar os visitantes”.

Matérias e vídeos do Sonho de Natal.