Valeu a vontade soberana do prefeito: a seringueira foi abatida.

Mesmo com apelo popular, figueira é cortada.

https://lh6.googleusercontent.com/-hcPplDG11js/T_rxxUSeFPI/AAAAAAAAIvo/HLS5s5PCc5k/s912/487731_265342256903043_695914990_n.jpg

Por Daniela Trombeta Dias.

E o “progresso” ganhou novamente. Esse é o fim da história que começou há pouco mais de uma semana, na qual populares tentaram, em vão, salvar o que restava da figueira, de 55 anos, situada às margens da Rodovia Euclides da Cunha, KM 625, sentido Santa Fé/Rubineia.

O bafafá foi grande e muitos aderiram à manifestação e assinaram uma petição que seria entregue à Prefeitura nesta semana, mas o tempo foi curto e o que restava da árvore foi cortado no feriado, segunda-feira, dia 9.

Os que lutavam para manter a figueira de pé, para que a mesma se regenerasse ainda, compararam a Revolução de 1932 (maior movimento cívico do Estado), com a manifestação realizada em Santa Fé, afirmando que todos lembrarão da data no município justamente pelo corte desnecessário da figueira, classificando o caso como um pequeno problema que poderia ter sido resolvido sem qualquer mal. A solução seria apenas um pouco mais de atenção à população e a veracidade dos fatos, ou seja, a árvore poderia permanecer onde estava sem atrapalhar a construção da marginal.

No Facebook, rede social onde começou toda a manifestação e onde ainda são postados os comentários, críticas, sugestões e fotos, a história ainda continua, e é lá que os usuários cobram também a presença dos vereadores de Santa Fé, pedindo a eles que deveriam representar o povo e apresentar uma posição sobre o assunto.

As obras da marginal continuam e a figueira que não ficaria no caminho da mesma já deu lugar a um grande espaço vazio. No local ainda restam os troncos da árvore que, comenta-se devem ser implodidos com dinamite.

Em Santa Fé há árvores de grande porte como figueiras e atualmente restam apenas três, sendo duas existentes no cemitério e uma próximo ao Autoposto Cantina.

Veja como era a Figueira.

Fonte: O Jornal.

Nota.

A Yesbananas Internet Entretenimento proprietária da Web Rádio Yesbananas - A primeira web rádio da estância turística de Santa Fé do Sul, sempre se valeu ao direito de nunca entrar em qualquer briga política por nunca acreditar em atos nobres de políticos, aja vista nas mazelas que nosso povo vive em todas as áreas que o poder público administra. Nossa recusa em atos políticos pode ser notada em nossa história. Desde 2004, ano que o projeto piloto dessa web rádio teve inicio, nós nunca apoiamos ou denegrimos a imagem de qualquer administração e essa diretriz será seguida hoje e no futuro. Todavia esse caso nos comoveu. É inadmissível que um bem, uma vida tão bela como a de uma árvore com valor histórico seja tratada como um empecilho e seja assassinada por pessoas que ter o dever de dar o bom exemplo. Nada justifica um fim tão tolo como o que sofreu a Seringueira de Santa Fé. Realmente lamentável isso, pois os humanos que a mataram possuíam a tecnologia e a inteligência para continuar a construção da via e mantê-la viva. Santa Fé perdeu o que seria um excelente ponto turístico onde poderiam ser vendidos produtos produzidos na cidade. Basta viajar que você sempre notará que há barraquinhas vendendo frutas debaixo de uma grande árvore a beira das estradas. Realmente lamentável.

Bookmark and Share