Termina em março a ampliação de Cemitério São João Batista.

Para a Prefeitura, projeto solucionará o problema de falta de espaço por até 10 anos

Por Daniela Trombeta Dias

Tiveram início na segunda-feira, dia 20, as obras de desafetação de duas áreas para que o Cemitério São João Batista, em Santa Fé, seja ampliado.

No local das obras, o representante da Prefeitura explicou sobre projeto.

Na área atual do cemitério, que é de 40.313m², há em torno de 6 mil sepulturas e, em todo o local, sem contar com os jazigos de famílias, há cerca de 30 espaços para que novos túmulos possam ser feitos, ou seja, a necessidade de ampliação é clara, e a preocupação quanto ao assunto já era questionada na gestão de outros prefeitos.

Na semana passada foi aprovado pela Câmara Municipal, o projeto de lei que autoriza o município a desafetar duas áreas, integrantes do prolongamento da rua 10 e rua Sul, contíguas ao cemitério, para que o mesmo seja ampliado.

De acordo com o projeto, serão desafetadas as áreas de terras do prolongamento da rua 10, com 1.835,65 m², localizada entre o prolongamento da Rua Sul e alça de acesso, até a divida com o Departamento de Estradas e Rodagens, com as seguintes medidas: pela frente mede 16 metros e confronta com a Rua Sul, situada no Distrito Industrial I; pelo lado direito mede 115,50 metros e confronta com o lote 01, da quadra 01, também do Distrito Industrial I; pelo lado esquerdo mede 114 metros e confronta com a área do cemitério; pelo fundo mede 16,07 metros e confronta com a alça de acesso do DER.

Ainda será desafetada outra área de 1.845,80 m², localizada entre o prolongamento da rua 10 e rua 8. Todo o processo será feito com recursos próprios pela Prefeitura, suplementadas as despesas se necessário for.

“São áreas excepcionalmente boas, e a ampliação não atrapalhará ninguém visto que não há residências por perto. A ampliação será em uma área reservada que, acredito eu que possa atender as necessidades do cemitério por até dez anos”.

Primeiramente conforme informou o representante estão sendo feitas as retiradas de algumas árvores, e também está sendo feita a limpeza dos terrenos de dois empresários, que terão parte de suas áreas particulares desafetadas para que possam ser utilizadas na ampliação. “Depois faremos um muro em volta de todo o local e ainda um outro portão de entrada e tudo estará pronto. A previsão é de que seja em 60 dias”, finalizou o representante.

Bookmark and Share