Termina, na próxima semana, vacinação contra a Gripe A

Por Daniela Trombeta Dias
Começou no dia 22 de abril e termina no dia 9, Campanha Nacional de Vacinação contra os tipos A, B e C, da gripe Influenza – H1N1.
No sábado, dia 26, foi realizado o Dia D da vacinação, porém até a próxima sexta-feira, 9, as pessoas que fazem parte do público-alvo, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, detentos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com doenças crônicas ou em condições clínicas especiais, podem se vacinar.
Em Santa Fé a vacina está sendo ministrada na Clias – Clínica de Atenção à Saúde -, e nas ESFs – Estratégias de Saúde da Família -; porém as crianças de 6 meses a menores de 5 anos dos bairros, só podem ser vacinadas na Clias ou nas ESFs dos bairros da 13 de Maio e Bela Vista, das 8: 00 às 17:00 horas.
O objetivo da vacinação é estabelecer uma barreira imunológica capaz de bloquear a transmissão dos tipos da gripe na população, uma vez que a melhor maneira de prevenção é a imunização.
Os vírus tipo do A e B estão normalmente associados a epidemias que podem originar hospitalizações ou morte, e ocorrem geralmente em todos os invernos, com duração de quatro a seis semanas.
O tipo A, ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia não é mais chamado de gripe suína, ou gripe do porco. Sabe-se que o vírus não é originário dos porcos, e muito menos transmitido por animais. O fato é que o vírus é apenas um variante do influenza H1N1, que contém ADN, típico de vírus aviários, suínos e humanos.
Já o tipo C pode provocar doença respiratória ligeira, ou até não provocar qualquer não provocar qualquer espécie de sintomas, não estando associado à gripe.

 

Bookmark and Share