Secretaria de Saúde intensifica ações contra a Tuberculose.

Campanha anti tuberculoseNo próximo dia 24 de março é lembrado o Dia Mundial de Combate a Tuberculose e na última semana o Governo Municipal intensificou em todas as Estratégias de Saúde da Família ações de conscientização, orientação e reforço da prevenção contra a doença.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Rogério Garcia “o principal objetivo dessas ações é alertar a população quanto à prevenção, a transmissão e o tratamento da Tuberculose, e também caso necessário detectar novos casos”, disse.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculose. Tosse por mais de três semanas, febre vespertina, falta de apetite e de coragem e dor no peito são sinais dos principais sintomas da doença.

“É muito importante detectar a doença logo no início e seguir o tratamento até o fim, porque a Tuberculose é uma doença que tem cura”, conclui o secretário.

Ações realizadas pelas UFS’s.

As Estratégias de Saúde da Família realizarão as seguintes ações: busca ativa de casos sintomáticos da doença (casa a casa) e na cadeia pública, coleta de escarro para baciloscopia e orientação com banner sobre as formas de transmissão e sintomas da doença à população nas salas de espera.

Fonte: Assessoria de comunicação.

Bookmark and Share