Saúde / CDI da Santa Casa pode parar de atender.

Vigilância Sanitária já notificou hospital pela falta de especialista.

Por falta de especialização específica para atuar no Centro de Diagnóstico por Imagem, o médico radiologista Hassan Youssef Moussa Filho deixará de atender os pacientes a partir do dia 15 de agosto.
A notícia foi confirmada pelo próprio médico na manhã desta quarta feira (23) em entrevista exclusiva. Hassan disse que há cerca de cinqüenta dias a Santa Casa de Santa Fé do Sul, foi notificada pela vigilância sanitária estadual que o local não poderia mais funcionar sem a presença de um radiologista especialista. Hassan confirmou que hoje quem assina a responsabilidade técnica dos exames realizados é um radiologista que mora na cidade de Araras (SP).
Apesar de vários convites feitos, nenhum médico se interessou em assumir ou dividir as funções no centro, que funciona anexo ao hospital.
O responsável atualmente pelos serviços, deixou claro que a situação financeira da Santa Casa da cidade não norteou a decisão, apenas o cumprimento de uma portaria normativa publicada pelo governo de São Paulo e do Ministério da Saúde.
Hassan Moussa Filho, que está radicado na cidade há 15 anos, disse que o volume de exames aumentou muito nos últimos anos e seriam necessários mais radiologistas para dar conta de toda a demanda de atendimento da Santa Casa, da UPA, Secretarias Municipais de Saúde (Consagra), Convênios e Particulares. A media anual é de 30.616 atendimentos. Desse total cerca de 60% são pacientes do SUS. Segundo o radiologista o Centro de Diagnostico por Imagem de Santa Fé do Sul, é uma referencia regional, pois possui excelentes equipamentos e estrutura física ideal. “Faltam profissionais!”, afirmou.
O médico comunicou a paralisação do seu atendimento às autoridades municipais: ao prefeito Armando Rossafa Garcia (Presidente do Consagra), ao Provedor do Hospital Natal Franco e ao Secretário de Saúde, Carlos Rogério Garcia. O prazo para encerramento dos atendimentos é 15 de agosto.
Atendimentos realizados (Raio X, Ultra-som, Tomografia, Mamografia) nos ultimos três meses:
Maio             2.683
Abril             2.579
Março           2.312
Em maio de 2007, o local foi reinaugurado e nomeado como Centro de Diagnóstico Dr. “Aloysio Nunes Ferreira”, pai do senados Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB), pelos relevantes serviços prestados à cidade e Região.

Fonte: Informa Mais.

Bookmark and Share

Clique e ouça

Tire suas dúvidas aqui.

Está com problemas para nos ouvir ? Clique aqui.