Santa Fé começa a ser enfeitada para o Sonho de Natal.

Por Aline Amaral

http://www.ojornaldesantafedosul.com.br/materia7.jpgNa última segunda-feira, dia 22, os funcionários do Projeto Sonho de Natal deram início à montagem dos enfeites natalinos.

O lançamento do Sonho de Natal acontecerá no dia 24 de novembro, e a cidade permanecerá enfeitada e iluminada até 12 de janeiro de 2013. Nesse período, os turistas encontrarão a cidade “acesa” todas as noites, podendo visitá-la qualquer dia da semana.

Os pontos de decoração são ao longo das principais avenidas, as ruas da área central, as praças, a rodoviária e os portais de entrada e saída da cidade.

O projeto está inserido no calendário turístico do Estado de São Paulo nos meses de novembro, dezembro e janeiro e atrai turistas do Brasil inteiro para Santa Fé do Sul, querendo conhecer a grande decoração feita de garrafas pet, que deixa a cidade ainda mais bonita.

http://www.ojornaldesantafedosul.com.br/materia8.jpgNeste ano, a decoração natalina contará com 30 mil flores; 5 mil bolas pequenas; 600 bolas grandes; 117 velas; 13 anjos; 2 árvores de Natal, sendo uma de 12 metros e outra de 15 metros; 17 bonecos de neve; 60 guirlandas; 90 luminárias decoradas; 230 postes decorados; e 335 árvores de Natal pequenas.

A novidade desta vez será uma família de ursos panda. Além disso, a decoração também será composta por trenó, renas, Papais Noéis, cavalos, bengalas, a Casa do Papai Noel e 10 mil metros de iluminação.

A decoração será bem colorida, assim como no ano passado, e um dos destaques é a Casa do Papai Noel, que, novamente, será instalada na Praça Salles Filho, e que fez bastante sucesso entre as crianças e os adultos. A casa tem uma linda decoração, tornando-se um ótimo cenário para fotografias e as crianças ficam ainda mais encantadas com a presença do Papai Noel. No local, ainda há neve artificial e fumaça saindo pela chaminé.

Ainda neste ano, Santa Fé ganhou a revitalização na área central, o que será um grande diferencial para a decoração, que terá um visual moderno e ainda mais bonito.

De acordo com o prefeito de Santa Fé do Sul, o Sonho de Natal tem melhorado a cada ano, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e cultural de Santa Fé.

“Esse projeto é a ‘menina dos olhos’ da administração. Ele possui um custo- benefício muito grande, atrai turistas, divulga a cidade, aumenta as vendas do comércio, enfim, está sempre somando coisas positivas para a cidade. Acredito que nos próximos anos deve melhorar ainda mais”, disse o prefeito.

Sonho de Natal

O Sonho de Natal trata-se de um projeto de educação ambiental dirigido pelo Fundo Social de Solidariedade, que visa trabalhar a consciência ecológica da comunidade, sendo o maior projeto turístico do interior de São Paulo.

A decoração cresce a cada ano e, atualmente, os enfeites são provenientes de cerca de duas milhões e cem mil garrafas pet. Em torno de cem mil foram arrecadadas apenas neste ano, durante os meses de março a setembro, pelos alunos das escolas municipais, estadual, particulares e Apae de Santa Fé.

Como forma de incentivo, a cada 10 garrafas coletadas, os alunos receberam um cupom para concorrer ao sorteio de 1 computador e 25 bicicletas, doados pelo comércio e por fornecedores que prestam serviços à Prefeitura.

De acordo com a secretária de Educação, Marilza de Almeida Marques, esse projeto gera um grande envolvimento, não só dos alunos, mas das famílias deles. Os pais, os avós, as crianças são bastante dedicados ao Sonho de Natal. “Eles entregam as garrafas lavadas, limpas e sem rótulos para facilitar o trabalho da equipe de confecção. É um grande empenho de toda a sociedade”, afirmou.

O sorteio acontecerá possivelmente no dia 1° de dezembro, a partir das 20:00 horas, na Praça Salles Filho, e para receber o prêmio a criança sorteada deverá estar presente no momento do sorteio, do contrário, outra criança será sorteada.

Neste ano, o projeto passou a ser coordenado por Claire Alves Fernandes, depois de ter sido supervisionado, durante 7 anos, por Josi Buosi, que fez um ótimo trabalho.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share