Relatório tentará manter certificado Verde Azul para Santa Fé.

O relatório das ações ambientais realizadas em Santa Fé do Sul no ano de 2013 será entregue no próximo dia 30 de setembro junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A cidade pleiteia conquistar, o quarto título de campeão e pelo sexto ano consecutivo, a certificação de Município VerdeAzul.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, no relatório constam 10 diretivas seguidas pelo município: tratamento de esgoto, resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Cada uma dessas diretivas possuem dez ações especificas, e de uma forma geral o municípios atuam e todas elas, disse o diretor priorizando as maiores necessidades.

O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este numero alcançou 133 municípios, demonstrando que o Estado está cada vez mais “VerdeAzul”.

Desde a sua criação a cidade de Santa Fé do Sul que já conquistou o titulo de campeão por três vezes vem caindo no ranking do programa. Os três títulos foram conquistados em 2008 (nota 94,96), 2009 (nota 94,40) e em 2011 (nota 96,98).

Em 2010 Santa Fé do Sul teve o pior resultado com um 22º lugar com a nota 90,33 e no ano passado a nota subiu para 94,18 ficando com o 9º lugar.

Apesar da queda município recebeu o certificado de município VerdeAzul em todas as edições do Ranking Estadual. A atual campeã é a cidade de Botucatu que obteve a nota 97,27 em 2012.

https://lh5.googleusercontent.com/-_wET9JUs4_U/T3MWQOAFVPI/AAAAAAAAG2I/66SbgD4T6m8/s144/fonte%2520de%2520noticias1.jpg

Nossa opinião

É claro que manter o titulo de município Verde Azul é importante para a cidade e não precisamos enumerar as vantagens, porém o que as autoridades mostram nem sempre é o real.

Há uma “mania” praticada pela maioria da população que trata as árvores da cidade como algo que atrapalha a todos, causando sujeira e escuridão nas noites.

Essa é uma das maiores aberrações na formação da população, tendo em vista que Santa Fé do Sul está numa região de altas temperaturas na maior parte do ano.

A realidade é que a população que deveria ser educada pelas autoridades não pratica ações simples como não jogar embalagens de produtos que compram no chão ou em qualquer lugar indevido.

Município Verde Azul, secretária do meio ambiente.

Reparem na foto acima. Notem que não há fios elétricos para justificar tal poda drástica nessas árvores. Essa imagem não condiz com o desejo de ser um município Verde Azul.

Bookmark and Share