Projeto do Porto Intermodal será licitado ainda este mês.

Da redação

https://lh3.googleusercontent.com/-Eky_dC2qYOE/UhNze7BcmTI/AAAAAAAAE-Y/2LPeqNXmxUE/s385/Sem%2520t%25C3%25ADtulo.jpgNesta última sexta-feira, dia 9, foi realizada a primeira audiência pública sobre a instalação do Porto Intermodal em Rubineia.

A prefeita de Rubineia, o vice e o presidente da Câmara Municipal, receberam os deputados estaduais Itamar Borges, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, e Zico Prado, presidente da Comissão de Infraestrutura, da Assembleia Legislativa.

O encontro contou com a presença dos prefeitos de Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara, Santa Fé do Sul, o vice-prefeito de Pederneiras, vereadores de Rubineia, além de gestores públicos e empresários de toda a região.

Na oportunidade, os presentes ouviram a explanação do engenheiro naval, Casemiro Tércio Carvalho, diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, sobre a instalação do Porto Intermodal em Rubineia.

Após a abertura dos trabalhos feita pelos deputados Itamar Borges e Zico Prado, a prefeita falou aos presentes. “Rubineia está em festa e quero agradecer a presença de todos, dos colegas prefeitos, dos vereadores, dos empresários e de todos os interessados e, especialmente, aos deputados Itamar Borges e Zico Prado, ao diretor de Hidrovias, Tércio Carvalho, que trouxeram a audiência para a nossa cidade, e que trata de um verdadeiro sonho que é a instalação do Porto Intermodal em nosso município”, enfatizou.

Durante a apresentação explicativa do desenvolvimento e implantação do projeto, Tércio confirmou o investimento do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Governo Federal para a construção de porto intermodal de cargas no município de Rubineia. 

“O porto intermodal será construído em Rubineia, e isso é definitivo. O empreendimento terá dois terminais, sendo um de carga líquida e outro de granel, podendo, inclusive, comportar um terminal de passageiros, desde que haja demanda na região. O projeto será licitado ainda neste mês de agosto e a licitação para as obras deverá acontecer até março de 2014. A previsão  é de que as obras sejam iniciadas até o inicio do segundo semestre de 2014”, informou Tércio.

O deputado Zico Prado declarou que para a região Noroeste Paulista esse investimento do Governo do Estado e em parceria com o Governo Federal será de grande importância para a economia e na geração de muitos empregos. 

“O porto será de grande utilidade no transporte de soja, milho, além do etanol, que são produtos ricos na região, além de contribuir para o desenvolvimento regional, estadual e do país, pois atenderá também os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais”, enfatizou Itamar Borges. 

Para o prefeito de Santa Fé do Sul, o porto trará progresso para a região. “O porto intermodal facilitará o escoamento de cargas, diminuirá o tráfego nas rodovias e trará benefícios econômicos”. 

A previsão é que sejam operacionalizadas 10 milhões de toneladas por ano de soja, milho e cana de açúcar. 

Com a forma de transporte utilizada atualmente, o desperdício de carga chega a 20%.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share