Presença de pombos oferece risco a moradores na Coronel Araújo.

Ação deve ser feita para afugentar pombos que transmitem várias doenças.

Por Daniela Trombeta Dias.

http://www.mpspragas.com.br/site/images/stories/pragas/image087.jpgPara atender melhor a população e oferecer um local apropriado para que sejam realizadas festas nos bairros, existem os Centros de Convivências que, em geral, contém salão amplo, cozinha e banheiros.

Em Santa Fé os centros são usados principalmente para a realização de confraternizações e podem ser emprestados gratuitamente para moradores de cada bairro e, no geral, não há custo, apenas pede-se que o usuário deixe o local limpo e arrumado após o uso.

Emprestar esses ambientes para a população facilita muito, principalmente para quem não possui meios de pagar por um salão particular.

O Centro de Convivência da Coronel Araújo, que fica na Rua Candido P. Duarte Filho, é um desses ambientes ideais para a realização de festas, sendo muito usado pela população. Além de um amplo espaço, ainda conta com um salão, banheiros e espaço com pias de cozinha e balcão para facilitar o manuseio de alimentos.

Apesar de ser um local apropriado para festas, muitas melhorias ainda devem ser feitas no local, como, por exemplo, a construção de um cozinha, a instalação de uma torneira adequada para que sejam instaladas mangueiras e também o conserto de um dos sanitários que está fechado.

Pombal

Entre as principais ações para melhorar o Centro de Convivência, a mais urgente é fazer algo para espantar os pombos que ‘moram’ ali.

Naquele Centro de Convivência sempre foi constante a presença de pombos, que fazem seus ninhos entre a madeira e o telhado e ficam passeando por todo o ambiente.

Isso seria até algo comum se não fosse o fato de que a proximidade entre pessoas e pombos pode causar doenças, principalmente se houver contato com as fezes secas do animal que ao ser inalada pode causar desde uma simples alergia até sérios problemas de saúde.

O contato com as fezes secas contaminadas pode provocar micoses e problemas respiratórios semelhantes a meningite, como histoplasmose (causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar, anemia etc) e criptococose (compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose e até meningite subaguda).

Com o tempo seco e muito vento, que facilmente levanta a poeira, e assim as fezes dos pombos, a inalação da mesma se dá facilmente, por isso o risco de uma pessoa se infectar é bem maior.

O perigo naquele bairro é ainda maior, visto que ao lado do Centro de Convivência existe uma creche e é por isso que é imprescindível que algo seja feito com relação ao controle desses animais que já tomaram conta do lugar, fazendo ninhos e defecando em tudo.

Qualquer pessoa que reserva o Centro de Convivência, antes de arrumar e instalar os itens de sua respectiva festa, varre o local, e é ai que está o perigo já que as fezes dos pombos podem ser inaladas com facilidade.

Outros perigos

Em qualquer lugar que aparecer pombos é preciso atenção. O pássaro transmite outras doenças, como os ácaros, que são uma espécie de piolhinhos que desencadeiam reações alérgicas, como feridas que coçam muito. Alimentos contaminados com as fezes dos pombos contém a bactéria salmonela, que compromete o aparelho digestivo.

Então, o ideal é manter os pombos longe de qualquer ambiente e dificultar o acesso deles a locais com comida.

E ainda têm mais - ácaros de pombos provenientes de aves e ninhos podem causar dermatites em contato com a pele do homem. Devido à acidez de suas fezes, as mesmas causam danos em pinturas de veículos.

Limpeza

Para efetuar a limpeza de locais com a presença de pombos é necessário usar luvas e máscaras ou pano úmido sobre a boca e nariz. Não se deve remover a sujeira a seco, para que ocorra a inalação das fezes.

Proteger os alimentos onde há incidência de pombos também é muito importante, assim como não deixar meios para que essas aves se alimentem com restos de comida e lixo.

Em contato com o veterinário da Casa da Agricultura, Jeferson de Oliveira Mendonça, o mesmo informou que para afugentar os pombos, o indicado é aplicar um tipo de gel repelente próprio no lugar onde as aves permanecem. O odor desse gel irá afastá-los e o mesmo deve ser aplicado ao menos de 4 em 4 meses ou conforme a necessidade.

O que diz a Prefeitura

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Fé, que informou que o Centro de Convivência foi reformado há menos de um ano e que o local que ganhou muro e nova pintura- “não foi feito exclusivamente para festas, e sim para dar suporte à comunidade na realização de reuniões, ou encontro dos moradores”.

Informaram ainda que para que seja tomada alguma providência é necessário que seja feita a reclamação no Centro de Zoonozes através do telefone 3631 2194.

Para melhorias, como no banheiro e instalação de torneira adequada para uso de mangueiras, a assessoria relatou que a reivindicação deve ser apresentada pelos moradores do bairro, provando a importância dessas mudanças.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share