Poder público deve investir nos moradores para atrair turistas, diz pesquisadora.

Entidades de classes do município uniram na última segunda feira (11/11) vários representares do Trade Turístico da cidade para discutir planos e ações que possam ajudar a alavancar o turismo em Santa Fé do Sul.

Durante o Fórum, realizado no Complexo Turístico “Roberto Valle Rollemberg”, o público pôde fazer observações que serão encaminhadas para a Prefeitura e servirão de sugestões para a construção de um Plano Diretor Estratégico de Santa Fé do Sul, que comemorou neste ano dez anos de Estância Turística.

A abertura do Fórum apresentou a Palestra com Mariana Aldrigui Carvalho é bacharel em Turismo e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. O tema da Palestra na abertura foi “O Turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico”.

A pesquisadora em turismo urbano e professora da USP acredita que a estratégia mais correta para atração de turistas precisa ter duas vertentes: o poder público deve se concentrar no bem estar dos moradores das cidades e a iniciativa privada no atendimento ao turista.

"A gestão pública tem de focar no morador e não na experiência do turista, pois se as instalações, transporte e serviços forem satisfatórios para quem habita a cidade, o visitante vai para casa com a positiva sensação de desejar viver ali. Com certeza ele voltará", explica.

O Fórum de Turismo e Desenvolvimento debateu durante o encontro a questão da qualificação de mão de obra para recepcionar os turistas. Segundo a professora da USP, a oferta de turismo dá muitas opções em serviços e estimula a seleção de mão de obra melhor.

Para Mariana Aldrigui, a qualificação acompanha a especialização e a expansão dos negócios. "Agora, o desafio é mostrar ao poder público que tornar a cidade mais amigável e acessível aumenta o fluxo de turistas e amplia as possibilidades de emprego e de renda para a população", finaliza.

O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura, Associação Comercial, Aprecesp, Sindicato dos Comerciários, Sincomércio, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Sindicato Rural, Sebrae e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara Municipal e Secretaria de Turismo e Cultura.

Bookmark and Share