Noticias da Prefeitura de Santa Fé do Sul.

Assinatura de convênio para nova creche em Santa Fé.

O representante da Prefeitura esteve em São Paulo na última quarta-feira (4) assinando vários convênios para Santa Fé do Sul. Um deles é a assinatura de uma verba de R$1,7 milhão para a construção de nova creche.

A nova creche será construída no Jardim Universitário III e terá capacidade para atender cerca de 150 crianças. “Estou muito feliz, pois o nosso grande objetivo é garantir o direito da criança à educação, assim como propiciar a mãe tranquilidade de manter os seus filhos em segurança”, disse o prefeito.

Academia ao Ar Livre.

Na oportunidade, também foi assinado um convênio no valor de 30 mil reais para mais uma Academia ao Ar Livre, a pedido do Deputado Estadual Itamar Borges. A solicitação foi feita por vereadores da cidade.

Santa Fé sedia o I Seminário de Alfabetização da região.

Acontecerá neste sábado (7), durante todo o dia, o I Seminário de Alfabetização - PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Santa Fé do Sul, no Complexo Turístico, Cultural e Histórico. O objetivo do seminário é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos professores alfabetizadores dos 1º, 2º e 3º anos de todas as escolas municipais que abrangem esta etapa de escolarização.

Participarão do evento cinco municípios: Santa Fé do Sul, Santa Clara D'Oeste, Santa Rita D'Oeste, Três Fronteiras e Rubinéia, num total de 150 professores alfabetizadores, entre eles diretores e coordenadores de todos os municípios participantes.

Entendendo o Pacto.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Prefeitura recebe doação de equipamentos médicos para a UPA.

Na tarde da última quinta-feira (28), empresários de uma rede de postos de combustíveis doaram equipamentos médicos para a Secretaria de Saúde de Santa Fé. Foram doados: 1 unidade de Monitor Multiparâmetro, 2 unidades de Cardioversor  e 2 unidades de Ventilador Pulmonar.

Segundo o secretário de Saúde, “os equipamentos serão usados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e darão um suporte muito grande para atendimento daqueles pacientes que chegam em estado crítico, com  problemas respiratórios e problemas cardíacos”, disse.

Na oportunidade o representante da Prefeitura agradeceu aos empresários Luis Carlos Barbato e Valter Zafallon, e afirmou que com a vinda desses aparelhos médicos a UPA poderá atender com melhor qualidade a população, principalmente nos casos de urgência e emergência.

Prefeitura assina emenda parlamentar no valor de 100 mil reais.

Na última quarta-feira (4), o representante da Prefeitura esteve em São Paulo para assinar uma emenda parlamentar no valor de 100 mil reais para compra de uma ambulância. A emenda é de autoria da Deputada Estadual Analice Fernandes, a pedido de uma vereadora.

A Unidade Móvel de Saúde terá uma maca a mais para o transporte de até dois pacientes. “É importante que o paciente tenha segurança com qualidade e conforto na hora de realizar seu tratamento”, disse a Prefeitura.

Obras que possibilitam acessibilidade são feitas no Parque das Águas Claras.

Na terça-feira (03), a secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, acompanhada da assistente social Queila Máira Castro, do Comandante da Guarda Municipal e do chefe da Sessão de Execução e Obras, visitaram o Parque Ecoturístico das Águas Claras para realizarem as marcações das obras de acessibilidade sobre o Projeto “Praia Acessível” do Governo do Estado.

O programa é voltado exclusivamente às pessoas com deficiência e tem como objetivo fornecer aos municípios as Cadeiras de Rodas Anfíbias (CRAs), para tornar as praias de mar, de rio e lago do Estado de São Paulo, acessíveis. As Cadeiras de Rodas Anfíbias (CRAs) foram projetadas com tecnologia assistida que permite flutuabilidade e submersão de forma segura e ao mesmo tempo agradável à pessoa com deficiência.

“No mês de junho de 2012, a Administração Municipal recebeu 10 cadeiras anfíbias destinadas ao uso no Parque das Águas Claras, mas, devido a revitalização que se prolongou e, ainda, as obras de mobilidade que estão sendo realizadas no local, as cadeiras estarão a disposição no ano que vem. Queremos oferecer a população mais qualidade de vida, conforto e segurança, para isso, devemos respeitar e seguir as normas universais de acessibilidade”, finalizou a Secretária. Para mais informações, a Secretaria está localizada na avenida Navarro de Andrade, 80, Centro, telefone (17) 3631-5515.

Governo inaugura reforma e ampliação do Centro de Convivência da Vila Mariana.

O Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) inaugurou nesta quarta-feira (3) a reforma e ampliação do Centro de Convivência do bairro Vila Mariana. A obra foi feita com recursos próprios do Governo Municipal no valor de R$ 123 mil aplicados na troca de telhado, construção de sala de informática, quiosque com churrasqueira e dois sanitários; pintura, reforma dos sanitários e cozinha e instalação de forro.

De acordo com a Prefeitura o Centro de Convivência é um local que precisava desta reforma, para que os moradores do bairro possam ter um local adequado para reuniões e eventos. “Fiz este local com muito carinho para os moradores destes bairros que usufruirão deste espaço. Espero que vocês usem com muita alegria”, disse o representante.

O presidente do bairro Vagner Onório agradeceu dizendo que este era um antigo sonhos dos moradores.

Conquista de verba para os bairros Coqueiro I e II.

O Governo do Estado de São Paulo repassou 500 mil reais para a prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul. Segundo a prefeitura, a verba será destinada à pavimentação asfáltica e construção de sarjeta dos bairros Coqueiro I e II.

A autorização para o repasse foi realizada pela Secretaria de Planejamento, e o pedido foi feito pelo Deputado Estadual Carlão Pignatari.

Fonte: Prefeitura.

Bookmark and Share