No sábado, 22, serão entregues as obras de revitalização do centro.

Estacionamentos mudaram e motoristas ainda estacionam de forma errada.

Por Daniela Trombeta Dias.

http://www.ojornaldesantafedosul.com.br/materia4.jpgSerá entregue oficialmente no próximo sábado, dia 22, pela manhã, as obras de revitalização da área central de Santa Fé, que consistem no alargamento das calçadas situadas na rua 14, que recebeu piso nas cores branca, preta e cinza.

Também foi feito o recapeamento asfáltico, colocada a iluminação, instalação de grades e floreiras ornamentais.

Foi instalado mobiliário urbano, como bancos, além de lixeiras, piso podotátil para pessoas com deficiência visual, rampas acessíveis para cadeirantes e totens, que são placas verticais fixadas no chão, em estruturas metálicas, com luminosidade e acabamentos especiais e sinalização turística.

Estacionamento

Os locais para o estacionamento de carros, motos, bicicletas, caminhões e outros veículos mudaram em algumas ruas do centro de Santa Fé, assim como as placas de trânsito, e por isso a reportagem conversou com o diretor do departamento de Trânsito, Antonio Barbosa de Almeida, que informou as mudanças e deu algumas orientações.

Segundo ele, antes, nas placas de sinalização, os veículos eram classificados pelos nomes como ônibus, caminhão, carro e moto, e, desde 2010, através da resolução do Contran-Conselho Nacional de Trânsito- 340/2010, são classificados como leves ou pesados, e as placas de sinalização na área central de Santa Fé já estão atualizadas.

São considerados veículos leves ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos, quadriciclos, automóveis utilitários, camionete e camionetas; e na categoria pesados, os ônibus, micrônibus, caminhão, caminhão trator, trator de rodas, trator misto, reboque ou semi-reboque e outros.

Antonio Barbosa explicou que antes motos e bicicletas podiam ser estacionados em um mesmo local e que agora houve uma mudança nesse sentido. “Com a revitalização, o estacionamento foi mudado. Em muitos locais não há mais estacionamentos, por isso é importante que a população verifique a placa indicativa, inclusive motoristas de caminhões. Hoje, há locais próprios para cargas e descargas. Há pessoas que estavam acostumadas a estacionar, por exemplo, motos em algumas ruas que havia local apropriado, mas que agora não há e esses motociclistas continuam estacionando sem se atentar a placa. Agora estamos orientando com auxílio da Polícia Militar, mas posteriormente serão multados. A partir da inauguração da revitalização, no caso de infrações, os motoristas poderão ser multados”.

Outra mudança é com relação aos bolsões de estacionamento de motos. “Eles não são mais sinalizados com faixas divisórias, mas com uma marcação de onde começa e termina, e as motos não podem mais ser colocadas fora dos bolsões, caso contrário acarretará multa. Antes, mesmo após o término do bolsão podia colocar as motos, e hoje não. Hoje, o espaço seguinte é para carros”.

Para os ciclistas, a orientação é para que estacionem as bicicletas nos locais próprios que contam com suportes para serem colocados cadeados, o que é mais seguro, evitando furtos.

Estacionamentos rotativos

Disse ele ainda que, com os estacionamentos rotativos na rua 12, 9, 16, nos quais foram feitos em 45º, as vagas para estacionar aumentaram, o que foi muito benéfico, assim como na rua 7 entre a 16 e 14, e rua 14 entre a 7 e a rua 11, com a liberação do estacionamento em ambos os lados. “Com essa liberação, as vagas também aumentaram e o trânsito nesses trechos ficou mais lento, o que foi bom, pois evita que aconteçam acidentes”.

Semáforos

Nesta semana começaram a ser instalados os novos semáforos de Santa Fé, que ficarão localizados na rua 7 com a 14, na Avenida Conselheiro Antonio Prado x 10, e na Avenida Navarro de Andrade x 29. “Esses locais foram escolhidos devido ao grande fluxo de pessoas e veículos e, com os semáforos, o trânsito ficará mais organizado e seguro”.

Ele explicou ainda que a partir da instalação do semáforo na rua 29, a mesma terá mão única (descendo sentido Avenida Navarro/ rua 14).
Por enquanto, o primeiro semáforo que deve ser instalado, segundo a Secretaria de Obras, será o que ficará na rua 14 x 7, porém ainda não há uma data prevista. Os outros dois semáforos serão instalados posteriormente.

Câmeras de Segurança

Barbosa ainda ressaltou que as 37 câmeras de segurança estão em pleno funcionamento há mais de 90 dias gravando 24 horas por dia em diversos pontos da cidade. O monitoramento das mesmas é feito pela Guarda Municipal.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share