IPTU Verde preserva o meio ambiente

Por Daniela Trombeta Dias

Como forma de incentivar ações ambientais, a Prefeitura de Santa Fé criou o IPTU Verde, que concede desconto de até 30% para os moradores que mantém atos de preservação do meio ambiente de várias formas.

Qualquer proprietário de imóvel que realizar ações como uso energia solar, realizar a conservação e permeabilidade do solo, assim como fizer o aproveitamento de águas pluviais, o reuso de água; a promoção de saneamento ambiental; proteção de espécies arbóreas nativas; manutenção da flora associada à proteção da fauna no perímetro urbano; conservação de remanescente florestais e bosques nativos e casos especiais de proteção da flora e fauna associadas, podem fazer a inscrição para a concessão de descontos no imposto.

Segundo informou o setor de Tributos da Prefeitura, são vários os requisitos que o cidadão pode se encaixar, podendo ser um ou mais.

Em cada categoria há regras específicas, por isso é importante que o cidadão se dirija até aquele setor municipal e retire em folheto explicativo.

Entre os que termos que concedem desconto, estão o cidadão que manter no imóvel árvores nativas como amora branca, angelim, angico, aroreira, bacuri, entre outras; assim como manter em imóveis edificados, formações vegetais definidas por lei; manter árvores que promovam áreas de abrigo, alimentação ou reprodução para a fauna, especialmente aves silvestres.

As inscrições também são feitas no setor de Tributos, até o dia 30 deste mês.

Outros descontos

A Prefeitura também concederá descontos sobre o IPTU e na Taxa de Fiscalização e Funcionamento, para quem realizou remodelação ou renovação em imóveis empresariais. Esses descontos variam entre 5% e 30%, podendo ser estendidos até cinco anos.

Entre os requisitos que proporcionam o desconto estão a renovação da fachada principal, despoluição visual do comércio, ou seja, a diminuição dos letreiros, assim como a recuperação, ampliação e construção do imóvel. Mais informações pelo fone 36319500.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Acreditamos que esse imposto deveria ser extendido também para a

Bookmark and Share