Fuligem perturbou a cidade.

Fuligem que encheu Santa Fé é de queimada de usina

Polícia Ambiental disse que irá averiguar se a usina possui autorização para queimada

Por Daniela Trombeta Dias

FuligemNo sábado passado, Santa Fé amanheceu coberta de fuligem. E a situação foi muito comentada durante toda a semana. Toda a cidade estava coberta pelo pó escuro, ou melhor, ciscos de queimada de cana de açúcar, o que deixou a população revoltada.

Casas, lojas, automóveis e empresas tiveram que ser lavados, pois essa é a única forma de retirar a fuligem preta.

Uma das maneiras da população se expressar foi pela rede social Facebook, na qual reclamaram e comentaram os possíveis responsáveis pela queimada.

Segundo consta, o fogo começou por volta das 20:00 horas, de sexta-feira, em um canavial situado próximo a Santa Rita D’Oeste e, é claro, próximo a Santa Fé, sendo que as chamas podiam ser vistas de longe, pois estavam bem altas.

Em contato com a Polícia Militar Ambiental de Santa Fé, a reportagem foi informada que na segunda-feira, 22, enviou uma guarnição ao local, na Usina Vale do Paraná, para se informar dos fatos.

Disseram ainda que lá os PMs realizaram a fiscalização através da mensura do mapeamento da área com GPS, tendo visto que aproximadamente 27 hectares de cana de açúcar haviam sido queimados.

A área da queimada é arrendada para cana de açúcar para a usina citada e, de acordo com a Polícia Ambiental, a mesma possui autorização da Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - para realizar a queima da palha de cana de açúcar, conforme a Resolução nº 40, da Secretaria do Meio Ambiente.

A Polícia Ambiental informou que está averiguando para comprovar os fatos e verificará se há algum tipo de irregularidade.

A dona de casa Bete da Silva Gonçalves comentou que ficou extremamente incomodava com a situação. “Quando acordei e vi a como estava minha casa quase não acreditei, pois tudo estava coberto de sujeira preta, e não adiantou lavar só no sábado não, pois no domingo o vento ainda trazia a fuligem. Fiquei preocupada com a saúde também porque o tempo está seco e, respirando essa poluição, podemos ter problemas de saúde. Acredito que deveria haver outra forma de fazer isso e que os responsáveis devem ser penalizados”, disse ela.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share