Estudante de Direito concorre no Mapa Cultural Paulista.

Estudante de Direito concorre em três categorias do Mapa Cultural Paulista.

Modalidade ‘Literatura’ será realizada hoje, em Rubineia.

Por Lucas Machado

https://lh3.googleusercontent.com/-ngwqBL_Sb08/Um5mDVkz0NI/AAAAAAAAFUI/52HNPij6a_8/s295/5%25281%2529.jpgFoi realizado, no ultimo sábado (26), às 16:00 horas, na Biblioteca Municipal, Cecília Meireles de Rubineia, gratuitamente o Mapa Cultural Paulista, na Modalidade Literatura, que é dividido em três categorias, sendo elas conto, crônica e poesia.

O Mapa Cultural Paulista é um evento bienal, ou seja, realizado a cada dois anos, e é uma importante política cultural do Estado, que tem como objetivo, divulgar as produções culturais do interior e promover artistas que não teriam acesso aos meios de comunicação, ou seja, com pouca visibilidade no meio cultural.

São selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado, para participar de atividades culturais que são distribuídas em quatro fases; a fase municipal, regional, estadual e, fase de circulação. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos relacionados às áreas de teatro, dança, artes visuais, canto coral, música instrumental, literatura e vídeo.

Primeiramente disputam no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

Jovem de Santa Fé competiu nas três categorias da modalidade.

O jovem de 22 anos, Kayki Martins, participau, no sábado, na modalidade literatura em Rubineia, com os textos “O encontro”, na categoria conto; “Os cinco verbos da vida”, na categoria crônica e, “Nosso lugar”, na categoria poesia.

Kayki participa pela segunda vez consecutiva representando Santa Fé, e não concorre somente ao prêmio em dinheiro, pois, os escolhidos para a fase final do Mapa, terão suas obras publicadas em livros que são produzidos pela Organização Social de Cultura Abaçaí, que também é organizadora do evento.  Depois de publicados os livros são distribuídos nas bibliotecas das escolas do Estado.

“Escrever é uma paixão que tenho, pois vejo como a forma do homem eternizar todas suas ideias e sentimentos através de um gesto simples. Sempre tento provocar o melhor nas pessoas com meus textos, pois dificilmente escrevo algo de caráter estritamente pessoal, mas sim de uma forma que transmita ao próximo a esperança da existência de valores que, acredito eu, todos querem acreditar que ainda existem, como caráter, amor e respeito”, disse o jovem.

Em entrevista , o secretário de Turismo e Cultura, ressaltou que, ter um representante de Santa Fé nas três categorias da modalidade é uma forma de mostrar a formação do crescimento cultural da população, e que as ações realizadas são capazes de estimular tal crescimento.

“Nós ficamos muito felizes e desejamos que ele seja bem sucedido em mais uma etapa. Nosso objetivo é dar visibilidade ao trabalho desses artistas. Boa sorte a ele”, completou.

Kayki participa desde jovem de competições de redação, sendo que com 11 anos foi semifinalista de uma competição que a antiga TV Progresso (atual TV Tem), promoveu, em 2002. Possue uma página no Facebook chamada “Kayki Martins - K.M.”, onde, posta frequentemente textos e frases  de sua autoria. Atualmente está com o projeto de seu primeiro livro em andamento. É ainda aluno do 4º ano do curso de Direito na faculdade de Santa Fé, e há mais de um ano, colunista de O Jornal de Santa Fé do Sul.

"É uma satisfação poder representar Santa Fé do Sul, cidade onde nasci e cresci, em uma competição de tamanha importância e tradição como o Mapa Cultural Paulista. Acredito que a literatura é uma das maiores riquezas que a humanidade possui, e creio fielmente que quando nossa sociedade se der conta da importância que o hábito da leitura tem, caminharemos a passos largos rumo à conquista das mudanças que todos nós desejamos. Gostaria de agradecer ao apoio da Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário municipal Beto Alcalá, e na do funcionário Luís Paulo, que me auxiliaram com todas as questões da inscrição na competição.”, finalizou ele.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share