Cidades se unem contra esgoto sanitário jogado no Paranazão.

Empresa possui projeto para jogar resíduos sanitários no rio.

Os secretários de Turismo e do Meio Ambiente de Rubineia, Carlos Fernando da Silva e Neuza Garcia Ribeiro Lodete, participaram no dia 19 de maio, na sede da Simted - Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação -, de Aparecida do Taboado, de uma reunião a convite do presidente do local, o professor Joaquim Donizete de Matos, e de Israel Erminio.

Também participaram da reunião, representantes de instituições de vários segmentos sociais, como Mova, Vale Esudantil, Consepat, OAB, Aciat, Sicoat, Minsitério Público, Câmara de Vereadores, além de proprietários de empreendimentos turísticos e de ranchos localizados às margens do rio Paraná.
O intuito foi formar uma comissão para tentar junto a Sanesul (Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul) a mudança do local previsto no projeto do escoamento sanitário da cidade na nascente do rio Paraná.

Pelo projeto, o emissário de esgoto será despejado abaixo da Ponte Rodoferroviária, entre as propriedades do Simted e do senhor Melchisedec da Costa Maguetas.

Segundo Joaquim Donizete de Matos, nenhum proprietário ribeirinho foi avisado sobre o projeto e muito menos do local de escoamento do esgoto, que só foi descoberto por causa de algumas marcações realizadas nas propriedades. “Estávamos tentando realizar uma reunião com a Sanesul desde o dia 23 de maio do ano passado, quando enviamos o primeiro ofício, mas não tivemos qualquer resposta. E só recentemente conseguimos marcar, há um mês, um encontro com representantes da empresa, por intermédio do Ministério Público”, explicou.

A principal questão abordada pela população é a de alteração do projeto para que o esgoto não seja despejado próximo da área de banho dos loteamentos que existem naquela região.

“Dessa forma, o município que vai sair perdendo, já que muitos turistas vêm até a nossa cidade para utilizar os ranchos e o rio, e ninguém vai querer tomar banho em uma área onde são despejados resíduos sanitários”, declarou o vereador Zezão.

O pedido de todos é para que o emissário de esgoto seja despejado a uns 5 ou 6 quilômetros abaixo da área demarcada pela Sanesul. “Pedimos que esse projeto seja reavaliado para atender aos pedidos dos moradores da cidade e dos proprietários que têm moradias nas proximidades do rio Paraná, já que o local é frequentando por muitas pessoas”, acrescentou Israel Erminio.

O diretor de Turismo e Meio Ambiente da cidade, Jarí Augusto, na oportunidade, representando o Poder Executivo, informou aos presentes que “a Prefeitura já fez a parte que lhe cabe, que foi um levantamento com amostragem de um novo local para o despejo do esgotamento sanitário e enviar a Sanesul para que tudo seja avaliado, levando em conta o impacto econômico-social que causará a implantação do projeto original”, enfatizou ele.

De acordo com o promotor de Justiça Daniel Higa de Oliveira, todos os argumentos e sugestões para a diretoria da Sanesul devem ter como objetivo principal a mudança do despejo sanitário para outro local, para que eles possam tomar uma decisão.

O secretário de Turismo de Rubineia agradeceu o convite e sugeriu a ampliação das parcerias políticas para somar com o movimento.

“Agradeço, em nome da prefeita Clevoci, o convite para a reunião, cujo objetivo consideramos pertinente e necessário. No entanto, Neuza e eu achamos que as parcerias em favor do movimento devem ser ampliadas e consolidadas para que possamos, politicamente, reverter essa situação que, no futuro, causará, com certeza, danos ambientais irreversíveis, além de prejuízos para com o desenvolvimento econômico pautado pelo turismo, que é a industria mais limpa do planeta e com um faturamento anual (2011) de cerca de U$ 45 trilhões no mundo, ou seja, mais do que todas as montadoras automobilísticas do mundo juntas. Então vamos defender essa ideia e ajudar a preservar as belezas e a nascente do rio Paraná para as presentes e futuras gerações”, disse Carlos Fernando.

Ao final do encontro, todos assinaram o documento que será entregue a Sanesul pela comissão.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share