Aquishow: Torneio Tilápia de Ouro.

Por Aline Amaral.

http://www.ojornaldesantafedosul.com.br/materia8.jpgOs preparativos para a III Aquishow, que acontecerá na próxima semana, nos dias 21, 22 e 23, estão na fase final.

O evento reunirá piscicultores, estudantes, investidores e pesquisadores para discutir os diversos assuntos ligados à atividade e apresentar novas técnicas e alternativas para o desenvolvimento sustentável da piscicultura.

A Aquishow contará com palestras; mesas de debates; exposição e comercialização de produtos aquícolas; exposição dos serviços das empresas da região; além de praça de alimentação; shows e, um dos destaques do encontro, o II Torneio Tilápia de Ouro, que foi sucesso em sua última edição.

O Torneio Tilápia de Ouro é um campeonato entre piscicultores da região e premia aquele que apresentar o maior exemplar de tilápia e a maior biomassa, da soma de 50 peixes da espécie.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jeferson de Oliveira Mendonça, o campeonato deste ano teve início no dia 6 de agosto, quando 12 piscicultores das cidades de Santa Fé, Três Fronteiras, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste e Rubineia receberam, cada um, um tanque rede de 1m³ com 50 alevinos de tilápia, pesando 50 gramas cada.

Desde então, os criadores deveriam alimentar os peixes durante três meses e, assim, concorrer à etapa final do torneio.

Segundo o secretário, os peixes foram retirados e pesados dos tanques redes na última segunda-feira, dia 12, e totalizaram 550 tilápias e um peso total de 279 quilos, em média meio quilo cada um.

Ainda na segunda-feira, cada piscicultor pôde escolher dois exemplares para concorrer à etapa final do concurso, na categoria maior exemplar, que acontecerá durante a Aquishow, assim como a revelação do vencedor da biomassa e a entrega dos troféus e medalhas.

Jeferson também explicou que as demais tilápias foram levadas para o frigorífico Ambar Amaral, onde serão retirados os filés, os quais serão utilizados para as receitas dos diversos pratos que serão servidos na Praça de Alimentação, que estará sob responsabilidade da Fundassul. A renda obtida será revertida às entidades da cidade.

“Um dos objetivos do Torneio Tilápia de Ouro é atrair as pisciculturas da região e, assim, colaborar com a Praça de Alimentação da Aquishow e, pelo menos essa etapa nós conseguimos concluir com sucesso. Esperamos que toda a população participe também, consumindo os pratos que serão oferecidos”, destacou Jeferson.

Shows

Além da Praça de Alimentação e da exposição, a programação noturna da Aquishow contará com shows regionais.

No dia 21, a partir das 20:00 horas, haverá o show da dupla Saulo & Marcio. No dia 22, a partir das 20:00 horas, se apresentarão as duplas Vitor Hugo & Gustavo e Adriano Reis & Cuiabá, e no terceiro e último dia, 23, animarão o público presente os cantores Zé do Cedro e Tião do Pinho.

https://lh5.googleusercontent.com/-YM4jyG7PkkI/T3hihan_jfI/AAAAAAAAG-M/EHBKXwp-OXU/s127/Fonte%2520noticias4.JPG

Bookmark and Share