Apagões em Rubinéia prejudicam moradores e comerciantes.

Dono de açougue diz ter tido produtos estragados após interrupções.
Com a falta de energia, 885 doses de vacina foram perdidas em UBS.

 

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Falhas no fornecimento de energia têm causado transtornos em Rubinéia (SP). Os moradores reclamam que o problema já dura dois anos. Por causa de uma dessas interrupções, quase mil doses de vacina, que estavam no posto de saúde, foram perdidas.

O problema já virou rotina para o desespero de Rosângela Maria Belmonte. Dona de uma padaria, ela convive com as falhas de energia e depende da eletricidade para assar os pães e conservar os produtos nas geladeiras. As constantes interrupções têm causado muito prejuízo. “Como forneço pão para escolas, um dia cheguei para assá-los e não havia energia. Tive que ir até outra cidade comprar pão para não deixar as crianças sem ter o que comer”, contou a comerciante.

Comerciante já perdeu muitos produtos por causa de apagões (Foto: Reprodução / TV Tem)O mesmo drama vive o açougueiro Valdecir Braguini. Dono de. Ele só acumula perdas por causa dos apagões. “Já perdi muito produto porque ele estraga após a energia ser interrompida. Não sei mais o que fazer”, comenta Valdecir.

Os constantes apagões comprometem até o serviço de saúde do município. Com a falta de energia, 885 doses de vacina que estavam nas geladeiras precisaram ser inutilizadas. Por duas semanas os pacientes ficaram sem vacinas, segundo a enfermeira Patrícia Rodrigues.

No bairro Lagoa das Garças, onde vivem cerca de 60 famílias as interrupções no fornecimento de energia são frequentes. Quem paga pelo serviço fica indignado e uma solução para as quedas de energia parece que está longe de ser encontrada, segundo os moradores, que já reclamaram diversas vezes.

E eles vão precisar de mais de paciência. A Elektro, responsável pelo fornecimento de energia, informou que uma nova linha de transmissão está sendo construída para resolver o problema, mas só fica pronta em 2013. Enquanto isso, a concessionária vai instalar protetores para tentar proteger a rede dos pássaros que em contato com os cabos, estariam provocando os cortes de eletricidade.

Lagoa das Garças sofre com apagões constantes (Foto: Reprodução / TV Tem)
Fonte: G1

 

Bookmark and Share